Populações e Culturas do Passado

Vítor Matos (CIAS)

O grupo Populações e Culturas do Passado (PCP) estabelece pontes entre o passado ao presente. A investigação de ponta realizada pelos membros deste grupo encontra-se fortemente orientada para o avanço do corpus teórico e metodológico nas áreas da Antropologia Biológica, Bioarqueologia e Antropologia Forense.

Durante a análise de remanescentes ósseos humanos de diferentes contextos cronológicos e geográficos os investigadores do grupo PCP recorrem a perspetivas bioculturais e diacrónicas com o intuito de compreender como as comunidades humanas pretéritas interagiram entre si e com o seu ambiente, e qual o impacto das grandes transições demográficas, epidemiológicas, culturais e socioeconómicas na saúde e na vida humana. A investigação realizada no grupo PCP também se encontra fortemente orientada para o desenvolvimento de métodos para estimar o perfil biológico (sexo, idade, estatura, ancestralidade) e de definições operacionais para o diagnóstico paleopatológico. Adicionalmente, recorre-se a uma ampla gama de técnicas e métodos analíticos para compreender a interação entre fatores socioculturais e ambientais e os padrões de mudança de dieta, mobilidade e doença ao longo do espaço e do tempo.

As Coleções de Esqueletos Identificados e os esqueletos humanos provenientes de contextos arqueológicos existente na Universidade de Coimbra assumem um papel fundamental nas atividades científicas dos investigadores do grupo PCP.

A equipa do grupo PCP está também envolvida na escavação de remanescentes esqueléticos humanos de contextos arqueológicos e no estudo das práticas funerárias, incluindo cremações, inumações coletivas, espólios funerários, preservação esquelética e tafonomia. O grupo PCP tem um leque alargado de parceiros académicos e não académicos e colabora na formação a estudantes nacionais e internacionais de licenciatura e pós-graduação.

Grupos de investigação

Genes, Populações e Doenças