Home 5 Pessoas 5 Liliana Matias de Carvalho 

Liliana Matias de Carvalho 

Perfil Orcid

Perfil Ciência Vitae

Interesses de Investigação
Bioarqueologia
Antropologia Dentária
História da Medicina
Paleopatologia dos militares
Bioarqueologia do género

Concluiu o Mestrado em Evolução e Biologia Humanas em 2013 pela Universidade de Coimbra e Licenciatura em Arqueologia e História em 2007 pela Universidade de Lisboa. É atualmente doutoranda de Antropologia na Universidade de Coimbra, Investigadora no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde e responsável científica pela Antropologia Biológica em várias intervenções de escavação arqueológica de âmbito empresarial e de investigação. Participa como Investigador Responsável para a Antropologia Biológica em três projetos, sendo um deles a sua investigação de doutoramento.

Actua nas áreas de Ciências Sociais e Biologia com ênfase em Antropologia Biológica e Arqueologia e História. Têm um interesse particular pela antropologia dentária, estudos de stresse em material osteológico antigo e história da medicina. É atualmente avaliadora externa da A3Es e dirigente sindical (vice-presidente) do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia. Pertence a várias associações científicas e profissionais.

Ensino

“Antropologia Biológica e a Arqueologia do Portugal Romano: conceitos, teoria, legislação e conhecimento” no âmbito da unidade curricular “A Arqueologia Romana e o Século XXI” do mestrado em Arqueologia e Território da Universidade de Évora.

Principais Publicações

Dias, Vanessa Sitima; Encarnação, Gisela; Quintino Arias, Yuliet; Fernandes, Daniel; Franco, Filipe; Pinhasi, Ron; Noé Conejo Delgado; Oliveira, César. “”Dar rosto à Villa” – Projecto de aproximação facial em torno de um esqueleto da Necrópole Romana do Moinho do Castelinho (Amadora, Portugal)”. In Lisboa Romana – A morte no Ager olisiponensis. Lisboa, Portugal, 2022. (Capítulo de livro/ Book chapter)

Carvalho, Liliana Matias de. “Amadora Romana: viver no Ager de Olisipo”, textos referentes às práticas funerárias e necrópoles arqueológicas romanas existentes no concelho. Câmara Municipal da Amadora, 2023 (Catálogo de exposição/ Exhibition catalog)

Wasterlain, Sofia N.; Rufino, Ana Isabel; Carvalho, Liliana M.; Ferreira, Maria Teresa. “Enamel hypoplasia in African enslaved individuals from Valle da Gafaria, Lagos, Portugal (15th–17th centuries)”. International Journal of Osteoarchaeology(2020): http://dx.doi.org/10.1002/oa.2917

Carvalho, Liliana Matias de; Susana Henriques; Ana Amarante; Sofia Wasterlain. “Exploring the ossuary: a possible case of mandibular trauma in the Modern (17th – 18th centuries), Lisbon”. In Care, heal, die: the disease read in the bones, edited by Universidad de Alicante – Instituto Universitario de Investigación en Arqueología y Patrimonio Histórico (INAPH). Alicante, Portugal, 2020. (Capítulo de livro/ Book chapter)

Carvalho, Liliana Matias de; Wasterlain, Sofia N.. “Dental wear in the medieval necropolis of São João de Almedina (12th-16th centuries) and its relationship with eating habits”. (2016): http://hdl.handle.net/10316/44327

Projectos de Investigação

Hipoplasias do esmalte dentário e as consequências do stresse fisiológico infantil no crescimento e morte das populações portuguesas passadas e contemporâneas, SFRH/BD/144136/2019 (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

FRONTAGER VI – Povoamento Romano no Concelho de Fronteira

InOsteo: Abordagem Interdisciplinar à Coleção Osteológica do Hospital Militar do Castelo de São Jorge (séculos XVII-XVIII), Lisboa (Fundação para a Ciência e a Tecnologia)

PERA – Povoamento em época romana na Amadora

Lisboa Romana – Felicitas Iulia Olisipo

Creative Output

(2023) Consultora em Antropologia Biológica (incluindo a elaboração de textos expositivos) para a elaboração da exposição de arqueologia “Amadora Romana: viver no Ager de Olisipo”, organizada pelo Museu da Amadora, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira.