Doutorada em Antropologia, com especialização em Antropologia Biológica, professora auxiliar com agregação do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), colaboradora do Centro de Ecologia Funcional (CEF) e colaboradora externa da Unidad de Investigación en Bioarqueología y Antropología Forense da Universidade de Buenos Aires.
As suas pesquisas inserem-se na Antropologia Biológica, Bioarqueologia e Paleopatologia, em particular no estudo biocultural e multidisciplinar da saúde e doença das populações do passado, história da antropologia e das coleções museológicas. É autora de ca. de 160 publicações resultantes de estudos ou projetos realizados em Portugal, Jamaica, Argentina, Brasil e Espanha. Orientou/a 13 pós-doc, 14 Doutorando/as, 50 Mestrando/as. É editora associada do International Journal of Paleopathology.
Foi vice-presidente da Paleopathology Association, vice-presidente da Asociación Española de Paleopatología, vogal da direção da Associação Portuguesa de Antropologia, editora da revista Antropologia Portuguesa, coordenadora do Mestrado em Evolução e Biologia Humanas e do Doutoramento em Antropologia e subdiretora do Departamento de Ciências da Vida. Co-organizou vários congressos científicos. Recebeu o Eve Cockburn Service Award (2021) da Paleopathology Association e o “Heart of PAMinSA” (2023).