Resumo: Este projeto tem como objetivo principal estimar a prevalência de portadores de HbS em São Tomé e Príncipe. Os objetivos secundários são: caracterizar sócio demograficamente os portadores de HbS no país; conhecer a distribuição geográfica dos portadores de HbS; avaliar a literacia em drepanocitose nos participantes e seus determinantes sociodemográficos; e estimar a prevalência de mulheres em idade fértil com homozigotia (HbSS) ou com combinações de HbS com outras variantes da hemoglobina.
Coordenador: Celeste Bento (CIAS)
Participantes: Guilherme Queiroz (CIAS), Celdidy Monteiro, Licínio Manco (CIAS), Luis Relvas, Maria de Jesus Trovoada
Instituições parceiras: Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), Universidade de Coimbra, Portugal; Laboratorio de Eritropatologia, Unidade Funcional de Hematologia Molecular, Serviço de Hematologia Clínica, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal; Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH); Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga, Administração Regional de Saúde do Centro, Portugal; Associação Filhos da Meia Lua Vermelha (AFMLV), São Tomé e Príncipe; Hospital Dr. Ayres de Menezes; Centro Nacional de Endemias S. Tomé e Príncipe (CNE).
Apoio financeiro: Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), Universidade de Coimbra, e Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH).