Home 5 Projetos 5 Em Curso 5 Bioarcheology of the Late Mesolithic, the last HUnter-Gatherers of Europe (Data de início e término: May 2023-April 2025)

Bioarcheology of the Late Mesolithic, the last HUnter-Gatherers of Europe (Data de início e término: May 2023-April 2025)

Data de início e término: 2023-2025

Resumo: As alterações climáticas e as evoluções socioculturais são preocupações contínuas das nossas sociedades modernas, os seus impactos nas populações do passado também são fundamentais para compreender a evolução da espécie humana, a sua resiliência e a sua capacidade de se adaptar a novos ambientes. Há 8200 anos, as populações mesolíticas (caçadores-recoletores) de Portugal enfrentaram um evento climático que alterou profundamente o ambiente, de maneira semelhante ao que se espera que aconteça nas próximas décadas. Além desses desafios, eles também tiveram que lidar com a chegada de populações neolíticas migrantes que introduziram a agricultura, a domesticação de plantas e animais e o sedentarismo, o que gradualmente levou ao desaparecimento do estilo de vida nómada dos caçadores-recoletores.

O projeto MUGE tem como objetivo desvendar a história dos últimos caçadores-recoletores do vale do Tejo (Muge) em Portugal e entender se as mudanças ambientais e socioculturais durante o Mesolítico Tardio (aproximadamente 8200-7100 a.C.) tiveram impacto na composição e saúde dessas populações do passado. Descobertos há 150 anos e representando a maior coleção antropológica europeia do Mesolítico (mais de 250 indivíduos), os humanos de Muge ainda são pouco estudados do ponto de vista biológico devido ao estado de preservação dos esqueletos. Técnicas de imagiologia nos permitirão corrigir as alterações tafonómicas e analisar em detalhes os restos esqueléticos, fornecendo informações cruciais sobre o perfil biológico dos indivíduos (idade da morte, sexo, etc.), a estrutura das populações e o estado de saúde.

Com mais de 1000 anos de ocupação, Muge fornece uma amostra esquelética ideal para explorar mudanças no estado de saúde ao longo do tempo e entre os sexos, adultos e não adultos, mas também entre os locais, e entender o impacto de cada mudança nessas populações. Este projeto é o primeiro a combinar abordagens paleodemográficas, paleopatológicas e paleoimagem às populações de Muge.

Coordenador: Dany Coutinho Nogueira (CIAS)

Orientador: Cláudia Umbelino (CIAS), Ricardo Miguel Godinho.

Apoio Financeiro: European Research Area (ERA) fellowship, HORIZON-WIDERA-2022-TALENTS-02-01, European Commission, 156 778.56€

Referência: 101090304 — MUGE — HORIZON-WIDERA-2022-TALENTS-02