John Charles Willman obteve o seu doutoramento pela Washington University em St. Louis (2016), onde recebeu formação em antropologia biológica, anatomia humana e arqueologia. A sua investigação centra-se na paleoantropologia, bioarqueologia e antropologia dentária, utilizando uma variedade de metodologias microscópicas e virtuais.
Entre 2018 e 2019, foi bolseiro do MSCA no Institut Català de Paleoecologia Humana i Evolució Social (IPHES, Tarragona, Espanha), onde a investigação desenvolvida se focou no desgaste dentário relacionado com comportamentos alimentares e não alimentares em grupos humanos Holocénicos da Península Ibérica. A sua investigação subsequente do MSCA-IF (2020-2021) na Universidade de Coimbra, concentrou-se em abordagens virtuais (por exemplo, fotogrametria e imagem microCT) à variação morfológica dentária de populações humanas do Pleistoceno e Holoceno de Portugal.
Actualmente é Investigador Júnior (FCT, Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual – 4.ª Edição) no Laboratório de Pré-História (CIAS). O seu trabalho mais recente foca-se na compreensão dos correlatos morfológicos do processo de domesticação, utilizando as raposas como modelo.