Maria Helena Correia Dias é uma investigadora focada na estimativa da idade através da análise dos níveis de metilação de DNA (DNAm). É Bióloga de formação desde 2012, Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses desde 2014, e Doutora em Antropologia Forense desde 2021. Tem a Pós-graduação em Antropologia Forense (2016) e o Curso Superior de Medicina Legal (2013). Desde 2016, é membro do Centro de Investigação em Antropologia e Saude (CIAS), do Centro de Ecologia Funcional (CEF) e do Laboratório de Antropologia Forense (LAF).
Como bolseira de doutoramento desenvolveu um projecto financiado pela FCT (SFRH/BD/117022/2016) intitulado “DNA methylation as an age predictor in living and deceased individuals”. Como investigadora, publicou 9 artigos científicos com revisão por pares, em revistas com factor de impacto; organizou 16 eventos promovendo a Antropologia e Epigenética Forenses; e participou em outros 14 eventos relacionados com a Medicina Legal e as Ciências Forenses. Durante a sua carreira académica recebeu 11 prémios e/ou menções honrosas.
Neste momento, lecciona aulas e workshops no Instituto CRIAP nas áreas de Antropologia e Epigenética Forenses, revê diversos artigos científicos e é guest editor da JOVE na colecção de Métodos: “Age Estimation Methods in Forensics.”