Daniela Cabral é doutoranda em Antropologia na Universidade de Coimbra, na especialidade de Antropologia Biológica, e investigadora júnior no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS). É também membro do Centro de Ecologia Funcional — Ciência para as Pessoas e o Planeta (CFE), onde integra o grupo de investigação em Antropologia Forense e Paleobiologia. Anteriormente, exerceu funções como arqueóloga e antropóloga forense na Câmara Municipal de Vila Franca do Campo (São Miguel, Açores).
É licenciada em Património Cultural e Arqueologia e mestre em Arqueologia, com especialização em Zooarqueologia, pela Universidade do Algarve, bem como mestre em Antropologia Forense, com especialização em Tafonomia, pela Universidade de Coimbra. A sua investigação incide atualmente sobre a Antropologia Biológica, com especial atenção aos processos tafonómicos e às suas implicações na interpretação de contextos bioarqueológicos.
Para além do seu trabalho em Antropologia, possui experiência prévia em Arqueologia, particularmente em Zooarqueologia, área na qual estudou conjuntos faunísticos e a gestão de recursos em comunidades do passado. Dirigiu escavações arqueológicas, participou em projetos de investigação interdisciplinar e apresentou comunicações em conferências nacionais e internacionais.
