Datas da visita: 11/2024 – 02/2025
“A representação da condição feminina (pós-)colonial na ficção do Timor-Leste (século XX e XXI)”, Damares Barbosa (Universidade de São Paulo).
Com base nos escritos do autor timorense Luís Cardoso, com análise à luz da literatura e da sociologia, abordamos a temática do protagonismo feminino no Timor-Leste, representado pelas figuras nos romances Olhos de coruja, olhos de gato bravo e Requiem para o navegador solitário, calcados em ocorrências históricas. Essa representação fala sobre a não subversão das mulheres frente às imposições sociais e políticas que ditavam as regras na sociedade timorense, nos séculos XX e XXI.
Analisaremos assim sobretudo personagens femininas no tempo histórico e autobiográfico, em espaços políticos e culturais, e também patriarcais e pós-colonais, marcado pelo genero, pela etnia, pela família, pelo corpo e as suas simbologias e materialidade, por crenças e rituais religiosos e festivos e outras características que se interseccionam na construção ficcional desses mesmos mudos possíveis marcados pela fragmentação, uma estratégia narrativa que veicula a identidade e as marcas de passados e presente coloniais também traumáticos e violentos.
Os romances apresentados abordam, ainda que metaforicamente, as relações entre colonizador e colonizado, e a condição feminina tipifica sobretudo o colonizado em sua degradação e exploração acentuadas.
