Home 5 Pessoas 5 Schneidar Guerreiro

Schneidar Guerreiro

Perfil Orcid

Perfil Ciência Vitae

Interesses de Investigação
Antropologia Forense
Estimativa do sexo Biológico
Crânio humano
Dimorfismo sexual
Imagiologia (TAC)

Schneidar Guerreiro é doutoranda em Antropologia Biológica na Universidade de Coimbra, sob orientação dos Professores Doutores Francisco Curate e Maria Teresa Ferreira. O seu trabalho centra-se na estimativa do sexo biológico a partir do crânio, integrando abordagens morfológicas, métricas e imagiológicas (TAC). A investigação utiliza amostras das coleções osteológicas portuguesas CTI e CEI/XXI e visa desenvolver um modelo integrado aplicável em contextos forenses e bioantropológicos.

É autora de um artigo científico, além de diversas comunicações orais e pôsteres apresentados em congressos nacionais e internacionais, tendo recebido o prémio de melhor trabalho em congresso científico na área da Antropologia Forense, no Brasil. Participa ativamente em redes de investigação ligadas à antropologia forense e à biologia do esqueleto humano, com especial interesse nas variações morfológicas, no dimorfismo sexual e nos processos de envelhecimento.

Ensino
  • Participação em seminários no Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Universidade de Coimbra.
  • Participação em atividades laboratoriais relacionadas com morfologia craniana e análise de coleções osteológicas portuguesas (CTI e CEI/XXI).
Principais Publicações

Guerreiro, Schneidar; Santos, Ana Luísa; Curate, Francisco. Nódulos de Schmorl em indivíduos da Coleção de Esqueletos Identificados Século XXI (CEI/XXI) da Universidade de Coimbra (Portugal). Antropologia Portuguesa, 40 (2023): 95–110. https://doi.org/10.14195/2182-7982_40_5

Projectos de Investigação
  • Coautora do pôster Arqueologia Urbana e Patrimônio Funerário: Evidências Bioantropológicas em Torres Vedras, que será apresentado no Seminário de Arqueologia Brasileira (SAB), em novembro de 2025.
  • Autora da comunicação oral A Arqueologia Forense e a Vala de Perus: Erros Metodológicos e a Importância da Abordagem Interdisciplinar, que será apresentada no mesmo evento.
  • Autora de um artigo de revisão sistemática sobre os efeitos do bloqueio da puberdade na estimativa do sexo biológico, já submetido para publicação.
  • Autora da comunicação oral Estimativa do Sexo em Amostras de Indivíduos Adultos Portugueses: Análise de Métodos Morfológicos Cranianos e Mandibulares, apresentada no 23.º Congresso de Medicina Legal e Ciências Forenses, em Aveiro, em outubro de 2025.
  • Autora do pôster Relação entre Idade à Morte e Traços Cranianos e Mandibulares: Análise Morfológica em Duas Coleções Osteológicas Portuguesas, apresentado no mesmo congresso.
Creative Output
  • Apresentações orais em conferências internacionais nas áreas de Antropologia Forense e Biológica.
  • Pôster premiado sobre variação morfológica craniana em coleções osteológicas portuguesas.
  • Produção de artigos científicos e revisões sistemáticas sobre métodos de estimativa do sexo biológico.