Data de início e término: 2025 – 2026
Resumo: As estimativas do tempo de ocupação de sítios arqueológicos podem ser apresentadas como intervalos quantitativos e qualitativos. Os primeiros podem recorrer a métodos como a datação por radiocarbono para obter intervalos temporais em calendário que, em alguns casos, podem ser bastante precisos. Para os segundos, intervalos temporais qualitativos mais amplos podem ser inferidos atraves da caracterização de materiais e artefactos recolhidos, da identificação de estruturas físicas específicas ou do tipo de práticas funerárias. Com a crescente incorporação da análise genómica em estudos arqueológicos onde há presença de restos humanos, especificamente para estudar origens populacionais, mistura e organização social, as datas de radiocarbono são frequentemente obtidas a partir dos materiais osteológicos que estão a ser analisados. Isto permite uma melhor integração dos dados genómicos, arqueológicos e antropológicos, mas também leva a um maior uso de material osteológico finito e único.
Para superar este desafio, é teoricamente possível estimar os intervalos de tempo de ocupação de um sítio usando uma matriz de intervalos de mistura genómica, e apenas um algumas datas de radiocarbono para calibração, se as datas de calendário forem necessárias. Este projeto visa utilizar software de estimação de datas de mistura genómica, como o DATES, para avaliar a eficácia da metodologia proposta, usando dados publicados de centenas de amostras e produzindo um novo conjunto de dados genómicos e de radiocarbono de um sítio em Portugal. Este último permitirá a subamostragem e análise de simulação, essenciais para o teste estatístico de uma nova ferramenta bioinformática de código aberto, chamada OCCUPOMICS, que permitiria ao utilizador calcular rapidamente os intervalos de ocupação de sítios e datas de calendário, introduzindo um conjunto de dados genómicos e quaisquer datas de radiocarbono diretas relacionadas.
Este projeto, portanto, poderá levar a uma menor necessidade de datas de radiocarbono quando os dados genómicos de um sítio estiverem disponíveis, proporcionar uma maior precisão na datação de sítios, bem como economizar material osteológico único e reduzir custos.
Coordenador: Daniel Magalhães Fernandes (CIAS)
Orientador: Ana Maria Silva (CIAS)
Apoio Financeiro: Financial support: European Research Area (ERA) fellowship, HORIZON-WIDERA-2023-TALENTS-02-01, European Commission, 172 618.56€
Referência: 101180633 — OCCUPOMICS — HORIZON-WIDERA-2022-TALENTS-02