Alexandrina Amorim

PhD student

Research group: Past cultures and populations

 

Institutional Address:

Lab2PT, Universidade do Minho

CIAS, Universidade de Coimbra

Email: alexandrina.amorim@gmail.com

 

Research interests:

  • Ancient DNA; Archaeological Chemistry; Archaeological Theory; Archaeology; Bioarchaeology; Biological Anthropology; Burial; Cemeteries; Evolutionary Anthropology; Forensic Anthropology; Forensic Archaeology; Funeral Rites; Historical Anthropology; Osteology; Palaeolithic; Paleoanthropology; Paleopathology; Prehistoric Archaeology

PhD Project:

O presente projeto pretende estudar a evolução dos espaços e rituais funerários praticados na vila fortificada de Valença desde a sua fundação medieval até ao século XIX, explorando os resultados dos trabalhos arqueológicos aí realizados nos últimos 15 anos.
Pretende-se, por um lado, clarificar a organização espacial das áreas sepulcrais associadas a cada edifício religioso, atendendo às identidades individuais, sociais e religiosas, balizando a cronologia das fases de ocupação. Por outro lado, o estudo paleoantropológico das amostras ósseas exumadas proporcionará dados sobre o modo de vida destas populações, sobre a evolução demográfica e a mobilidade da população. Procurar-se-á, ainda, correlacionar o uso funerário dos espaços com a evolução urbanística da fortificação, no sentido de identificar eventuais condicionalismos e pressões sobre os espaços funerários ao longo dos tempos e a influência nas suas organizações. Pretende-se, assim, recriar toda uma dinâmica urbanística, demográfica, funerária e de vivências de um meio militarizado.

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Alexandrina_Alves/info

Alexandrina Amorim