October 8 @ 10:00 - 17:30

II Encontro Anual de Antropologia do Ambiente organizado pela Secção de Antropologia da Sociedade de Geografia de Lisboa e o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra procura reunir antropólogos e outros cientistas sociais que usam uma lente interdisciplinar e reflexiva sobre o ambiente.

Este encontro emerge no seguimento do I Encontro Anual de Antropologia do Ambiente que teve lugar em 2020 e tem como objetivo continuar a divulgar algumas das investigações inovadoras que têm sido levadas a cabo nas várias áreas desta subdivisão da antropologia não apenas em Portugal mas também noutros espaços de língua portuguesa, como é o caso do Brasil.

.

Painéis

Painel I: Ecossistemas, Biodiversidade e Antropoceno (10:00-13:00)

A nova era geológica denominada de Antropoceno (também apelidada de Capitaloceno ou Plantioceno) caracteriza-se por mudanças sem precedentes à escala global que ameaçam os ecossistemas que suportam a vida na terra. Atualmente, os maiores desafios impostos aos ecossistemas ocorrem no domínio de uma complexa rede de relações estabelecida entre as sociedades humanas e a “natureza”, enquadradas num sistema hegemónico que molda as visões, narrativas e comportamentos face ao ambiente. Este painel procura focar interações e dinâmicas sócio-ecológicas que participam dessa rede de relações complexas. Contributos antropológicos para debates à volta de temas como as alterações climáticas, as questões energéticas, as relações Norte -Sul e a justiça climática, a deflorestação e perda de biodiversidade, a sustentabilidade ambiental, os consumos e as suas implicações ambientais, assim como os movimentos ambientalistas e ecológicos, entre outros temas serão bem-vindos neste painel. Cabem ainda comunicações sobre primatas não-humanos e outros animais que quebrem barreiras disciplinares dentro da própria antropologia.

Painel II: Antropologia multi-espécie: animais e sociedade (14:30-17:30)

Historicamente, a relação entre a antropologia com os animais não humanos está repleta de tensões e de ambivalências. A atenção dada às relações entre seres humanos e restantes animais desafia as definições tradicionais da divisão intelectual do trabalho nas humanidades, ciências sociais e ciências naturais. O fim do paradigma do excepcionalismo humano, baseado em dicotomias características do mundo ocidental, trouxe consigo abordagens de vanguarda, inclusivas e multiespécie.

Ambos animais silvestres e os chamados animais de companhia (AC) têm cada vez mais importância nos ecossistemas domésticos e no mundo contemporâneo assumindo papéis centrais na vida dos seres humanos. Neste mundo partilhado, seres humanos e AC estabelecem relações afetivas (e outras) que são permanentemente reconfiguradas, muitas vezes substituindo as relações com outros seres humanos e diluindo as fronteiras entre  AC e membros da família. Neste painel agrupam-se comunicações que relatam etnografias multiespécie, mas não apenas em contexto urbano uma vez que o trabalho etnográfico sobre as relações entre humanos e animais selvagens e domésticos em contextos rurais será também abordada.

.

CALL

Resumos: Os interessados devem submeter propostas de comunicação através de resumo com um máximo de 250 palavras e até 3 palavras-chave (para comunicações com a duração de 15, máximo). Os resumos em formato word devem ser enviados até dia 19 de Setembro às 15:00 para o endereço ccasanova2009@gmail.com

Inscrições: O encontro é gratuito mas é solicitada a inscrição enviando nome e instituição de pertença até ao dia 1 de Outubro para o endereço de e-mail previamente indicado de forma a receber as credenciais de acesso ao evento.

Comissão Científica:

Catarina Casanova (CIAS/UC, SGL e UL/ISCSP)
Joana Roque de Pinho (CEI, ISCTE-IUL)
Juliana Abonízio (ECCO, Universidade de Mato Grosso, Brasil)
Susana Costa (CIAS)

Organização:

Secção de Antropologia da Sociedade de Geografia de Lisboa
Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra

Nota: O encontro irá decorrer de forma totalmente digital.

October 8
Event Category: