Exposição do I Concurso Internacional de Fotografia Etnográfica: “UrbanAct. Imagens de Ação e Ativismo Ambiental na Cidade”

May 20 @ 08:00 - June 25 @ 17:00

20 Maio 2022 até 25 Junho 2022 Casa das Artes Bissaya Barreto

Terça a Sábado 15H00-19H00 Entrada livre

Convidámos artistas de todo o mundo a enviar fotografias etnográficas capazes de capturar algumas das tensões e dos desafios ambientais enfrentados pelas cidades no século XXI. Pedimos que as fotografias submetidas se debruçassem sobre temas de ação e ativismo ambiental na cidade e fossem acompanhadas por uma pequena peça refletiva com menos de 200 palavras discutindo o que está a ser ilustrado ou talvez escondido nas imagens. O nosso objectivo era encorajar a produção de pequenos ensaios fotográficos que capturem visões contemporâneas de resistência e de transformação espacial urbana, no contexto de formas emergentes de ação e ativismo ambiental. As temáticas dos ensaios fotográficos submetidos foram muito diversas. Alguns dos ensaios debruçam-se sobre greves climáticas e outras formas de protesto ambiental, outros oferecem reflexões profundas sobre resistência dentro do paradigma extractivista do capitalismo contemporâneo, e outros documentam a destruição causada por projetos extractivistas de transformação do espaço urbano, entre outros temas e abordagens.

Gonçalo Santos (CIAS, Sci-Tech Asia, Universidade de Coimbra)

Para mais informações:

Start:
May 20 @ 08:00
End:
June 25 @ 17:00
Event Category:

Organisers

Grupo de Pesquisa “Tecnociência, Sociedade, e Ambiente” do CIAS — Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra
Casa das Artes Bissaya Barreto
CEIS20 — Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra
Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra