Sobre nós

O Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), antigo Centro de Investigação em Antropologia, foi fundado em Outubro de 1994 e está localizado no Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O CIAS é uma unidade de investigação (n. 283) financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Descrição da Unidade

O CIAS é a única instituição em Portugal na área da Antropologia Biológica e tem uma natureza singular no ramo das Ciências Sociais e Humanidades por olhar para a variação humana tendo em consideração o nosso passado evolutivo. A unidade tem feito excelentes contribuições para o sistema científico Português e para a população em geral através de trabalhos desenvolvidos em diferentes tópicos-chave para a sociedade.

O CIAS, como Unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D), tem a classificação de “Excelente” por parte da FCT desde 2013. O centro é composto por 17 investigadores integrados (com doutoramento) e 58 outros investigadores (doutorados ou não).

O CIAS conta com três grupos multidisciplinares:

  1. Genes, Populações e Doenças
  2. Biologia Humana, Saúde e Sociedade
  3. Populações e Culturas do Passado

Cada um dos grupos se debruça em importantes tópicos e sub-áreas da antropologia, ciências da saúde e cultura material, como por exemplo a paleopatologia, crescimento humano e obesidade, desigualdades sócio-económicas na saúde e o registo de variações genéticas entre populações.