Webinar: A Nova Lei de Tecnologia de Reprodução Assistida (TRA) no Japão

Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

Webinar: A Nova Lei de Tecnologia de Reprodução Assistida (TRA) no Japão

January 25 @ 11:00 - 12:30

Free

WEBINAR SCI-TECH ASIA

 

“A Nova Lei de Tecnologia de Reprodução Assistida (TRA) no Japão. Porque é que demorou 20 anos a aprovar a primeira lei japonesa de TRA?

Azumi TSUGE

Meiji Gakuin University

 

Quando          Segunda-feira, 25 de janeiro de 2021, 11:00-12:30 (GMT)

 

Onde              Online via Zoom e no Facebook

 

Inscrição        Todos são bem-vind@s, mas a inscrição é obrigatória AQUI.

 

LiveStream    O Webinar será também disponibilizado ao vivo no Facebook da Sci-Tech Asia para aqueles que não conseguirem participar via Zoom.

 

RESUMO

 

A 4 de Dezembro de 2020, o Diet, o Parlamento japonês, finalmente lançou a lei que reconhece casais casados (heteronormativos) que tiveram crianças através de óvulos e/ou esperma doados como pais legais. Esta é a primeira lei relativa a tecnologias de reprodução assistida (TRA) no Japão. A nova lei dá reconhecimento legal a casais casados que tiveram crianças usando óvulos e esperma doados, mas deixa muitos outros problemas na mesa à espera de mais deliberação. A necessidade de implementar legislação relativa a TRA foi pela primeira vez chamada à atenção da sociedade japonesa em 2003 – quase 20 anos atrás – quando o primeiro rascunho da lei atual foi preparada por um comité especial formado especialmente para isso. Este comité recomendou que a doação não comercial de esperma e óvulos deveria ser permitida sob certas condições e que tanto a maternidade por aluguer comercial e não-comercial deveria ser banida. A nova lei segue algumas destas recomendações, mas não reconhece o direito das crianças de ter acesso à identidade dos doadores do óvulo ou do esperma. Porque é que levou quase 20 anos para o Japão lançar a sua primeira lei regulando a prática de TRA? Esta palestra fornece uma resposta para esta questão, olhando para as mudanças na sociedade japonesa e as atitudes sociais relativas à TRA nos últimos 20 anos.

ORADORA

Azumi TSUGE é professora de sociologia na Universidade de Meiji Gakuin em Tóquio. A sua investigação em medicina e tecnologia reprodutiva no Japão baseia-se em perspetivas interdisciplinares de Antropologia Médica, Estudos Sociais de Ciência, Bioética, e Estudos de Género. Os seus projetos de investigação recentes incluem um estudo sociológico dos processos de tomada de decisão das mulheres japonesas relativamente às suas experiências de gravidez e testes genéticos pré-natais e um estudo sociológico do papel das TRA na transformação de noções japonesas de género e de família. Ela é uma das mais conhecidas sociólogas de TRA no Japão e tem um vasto registo de publicações em japonês. Publicações selecionadas em inglês incluem: “Considering the Social Background of Prenatal Tests in Japan”, The Meiji Gakuin Sociology and Social Welfare Review, 2015, 145: 137-164; and “Life After Experiences of Infertility Treatment: Akirameru The First Step for Empowering,” East Asian Science, Technology and Society, 2009, 2 (3): 381-400. A sua última publicação é uma inovadora comparação de registos de TRA no leste da Ásia com as sociólogas Chia-Ling Wu e Jung-Ok Ha: “Data Reporting as Care Infrastructure: Assembling ART Registries in Japan, Taiwan, and South Korea,” East Asian Science, Technology and Society, 2020, 14: 35–59.

Coordenadores:

Prof. Dr. Gonçalo D. Santos (Universidade de Coimbra)

Prof. Dr. Loretta Lou (Universidade de Macau / LSE)

Yichen Rao (Universidade de Hong Kong)

 

Apoio: DCV-UC e CIAS-UC

Sci-Tech Asia Website: https://www.scitechasia.org/

Facebook: https://www.facebook.com/scitechasia

Twitter: https://twitter.com/scitechasia?lang=en

LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/sci-tech-asia-network/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjobHr9iwAKgwbz98wpML2Q

TechnoViews Podcasts: https://rss.com/podcasts/technoviews/

Webinar: A Nova Lei de Tecnologia de Reprodução Assistida (TRA) no Japão

Details

Date:
January 25
Time:
11:00 - 12:30
Cost:
Free
Event Category: