Género y Cultura: Una mirada antropológica

No dia 27 de novembro, pelas 15:00 horas, a Professora Maria Idoia Ugarte Gurrutxaga – Universidad de Castilla-La Mancha, apresentou a conferência Género y Cultura: Una mirada antropológica, no Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra.

O evento foi organizado pela Prof. Manuela Alvarez, em conjunto com o CIAS, e focou-se na problemática da saúde da mulher ser muitas vezes posta em causa por questões culturais. Expressões como “sexo”, “género”, “identidade de género” e “violência de género” foram dissecadas. A mutilação genital feminina foi um dos exemplos onde se pensou o impacto que o género e a cultura podem afetar violentamente a saúde maternal.

O evento e a discussão a que deu origem foi importante para explorar a discriminação em função do género e os casos de desigualdade em várias áreas, particularmente na saúde.

Género y Cultura: Una mirada antropológica