Visita guiada pela Alta de Coimbra

Na segunda-feira, dia 26 de novembro de 2018, os alunos de Antropologia e os membros/investigadores do CIAS tiveram oportunidade de participar num passeio/visita guiada pela Alta da cidade de Coimbra, um evento organizado pela Prof. Manuela Alvarez.

A visita, intitulada, Coimbra: (cidade) testemunho de pluralidade(s), e guiada pela Dra. Sónia Filipe, arqueóloga da Reitoria da Universidade de Coimbra, mostrou-nos como é que ao longo da cidade de Coimbra podemos encontrar vestígios arquitectónicos da convivência de cristãos, muçulmanos e judeus. A visita contou ainda com as explicações da Drª Berta Duarte, da Divisão de Museologia da Câmara Municipal de Coimbra, que foram extremamente elucidativas principalmente para perceber o último item visitado, os banhos judaicos (Mikveh) recentemente descobertos na Baixa da cidade. Estes banhos são um património único a nível nacional que enriqueceram ainda mais uma visita já por si carregada de elementos fantásticos.

Ficam algumas fotos.

“Escrevi isto como recordação permanente do meu sofrimento. A minha mão perecerá um dia, mas a grandeza ficará.” (Pedra com inscrição árabe na Sé Velha)

Visita guiada pela Alta de Coimbra