Exposição – Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente

A exposição Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente, inaugurada no dia 27 de outubro, estará patente até 31 de dezembro na Galeria Municipal do Montijo.

A exposição pretende dar a conhecer o trabalho realizado pela equipa de investigadores que iniciou com as escavações realizadas em 2008 no Largo da Igreja de são Jorge assim como a participação direta de sarilhenses e montijenses na expansão portuguesa. Dentro dos resultados encontrados, destacam-se os relacionados com a alimentação, nomeadamente, a presença de parasitas e restos alimentares relacionados com a ingestão de carnes e de águas contaminadas, o consumo de batata, centeio, trigo, feijão, grão-de-bico, entre outros vegetais, bem como de crustáceos. Alguns destes achados, bem como o fungo Candida albicans, foram pela primeira vez identificados no território nacional.

A divulgação deste projeto científico/histórico é de grande relevância, e demonstra a importância da preservação e estudo do património cultural.

A exposição deverá ser de carácter itinerante devido à sua importância e ao carinho que tem nutrido junto do público. A entrada é livre (horário: 2.ª feira a sábado 9h00-12h30 e 14h00-17h30) e a recepção não podia ser melhor.

 

Exposição – Sarilhos Grandes entre dois mundos: o Oriente e o Ocidente

Leave a Reply